- Sobre as idéias que predominavam no início da colonização do Brasil é correto afirmar que: A As ideias que prevaleceram foram as dos filósofos gregos Anaxágoras e Empédocles. B As ideias que predominaram no Brasil colônia foram dos filósofos Agostinho de Ipona e São Thomas de Aquino. C No Brasil Colonial não havia idéias predominantes, pois não haviam filósofos em nosso território. D Eram uma mistura de ideias da Idade Média com a nova mentalidade do Renascimento, que trouxeram grandes mudanças culturais, sociais e artísticas. E Os filósofos norte-americanos foram aqueles que mais influenciaram as ideias predominantes no país.
Respostas
Sobre as ideias que predominavam no início da colonização do Brasil é correto afirmar que:
B. As ideias que predominaram no Brasil colônia foram dos filósofos Agostinho de Hipona e São Thomas de Aquino.
No início da Brasil colonial, predominavam as ideias pedagógicas e literárias, presas ao propósito evangelizador de ensinamentos cristãos. A parte da censura eclesiástica e literária praticada em Portugal, em terra brasileiras predominava a evangelização dos povos indígenas, atribuído aos primeiros jesuítas.
Sempre voltada para o entendimento da fé, na administração dos sacramentos e mesmo para exercitar orações, os catecismo de Santo Cirilo, de Santo Agostinho e de Santo Tomás de Aquino, é que forneceram a base para catequização cristã no período colonial.
Bons estudos!