1 – A economia brasileira passou por dois momentos diferentes: a açucareira e a mineradora. Apresente
duas características de cada uma dessas economias.
AJUDAAAA
Respostas
São características da economia açucareira o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar através de latifúndio monocultor e mão de obra escravizada e da economia mineradora a exploração de ouro e rígido controle da Coroa.
A cana-de-açúcar era se desenvolveu através do sistema de plantation, que era baseado no latifúndio monocultor, ou seja, a produção era desenvolvida através do cultivo de um único produto em grandes extensões de terra. E a base da mão de obra eram os africanos escravizados. Outra característica deste sistema era a produção voltada para a exportação.
O ouro descoberto no Brasil era chamado ouro de aluvião e era encontrado nas margens dos rios. Com a descoberta do ouro, houve aumento da fiscalização da Coroa portuguesa sobre a região para evitar desvios, contrabando e a consequente diminuição dos lucros pela Metrópole.
Bons estudos!
Resposta:
Pet volume 3, 7° ano, Histórias, semana 3, de 2021
1- Açucareira: Monocultura e aconteceu no Nordeste.
Mineradora: Escravidão africana e aconteceu em Minas Gerais.
2-
a) Cobrança de 20% ou 1/5 de todo ouro encontrado.
b) É o ouro encontrado no leito dos rios.
c) Instituições portuguesas onde o ouro e a prata, extraídos do Brasil no período colonial, eram fundidos.
d) Imposto cobrado sobre as pessoas que trabalhavam nas minas.
3- O engenho era a unidade produtora de açúcar. Dentro dele ficavam a casa grande, a canavial, a moenda, ou seja, tudo que era necessário para a produção açucareira.
4- A revelação de abuso de poder cometido pelos senhores, herdeiros brancos de uma elite escravistas, se manteve e até hoje vemos na nossa sociedade o quanto o machismo e o racismo ainda são problemas.
Explicação:
Está 100% certa
Espero que eu tenha te ajudado ❤️
- Se eu te ajudei marque um ❤️ na resposta, me de cinco estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ e marque como melhor resposta