• Matéria: ENEM
  • Autor: poliviebrantz2802
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base nesse texto, o fim da escravidão no Brasil foi decisivo para a alteração do produto base da economia nacional. A modificação da estrutura administrativa nacional. A transformação das práticas religiosas nacionais. O afastamento realizado por lideranças de grupos sociais nacionais. O distanciamento administrativo das forças armadas nacionais.


zaineh22: Letra B

Respostas

respondido por: alexandre288049
14

Alternativa correta : B) A modificação da estrutura administrativa nacional.

Segundo o texto, o fim da escravidão tirou a base que sustentava o Império e levou à proclamação da República em 1889. Assim, está correta a letra B.

A escravidão e a monarquia andaram juntas no Brasil durante quase todo o século 19. A escravidão sobrevivia porque a monarquia a apoiava, embora até hoje alguns historiadores digam que D. Pedro II era pessoalmente contra a escravidão.

Pouco mais de um ano depois de ter caído a escravidão, caiu também a monarquia com o golpe de 15 de novembro de 1889, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.

Ver mais: https://brainly.com.br/tarefa/47467661

Créditos:  sebastian10203050

respondido por: heloisagoncalves745
1

O fim da escravidão no Brasil foi decisiva para a modificação da estrutura administrativa nacional. Alternativa B.

Este é o texto em estudo:

A política do Segundo Reinado

A questão da escravidão, de grande interesse dos latifundiários, era confiada ao interventor do Estado. No entanto, em 1888, a aprovação da Lei Áurea - que previa a abolição sem uma indenização prévia aos senhores de escravos - retirou o mais influente sustentáculo politico de Dom Pedro II. A partir de então, as elites da época não necessitavam da preservação de um sistema politico centralizado. Dessa forma, sem mais contar com o apoio de seus históricos aliados e nem conseguir o apoio dos novos grupos sociais urbanos, o governo de Dom Pedro Il foi alvo de um golpe militar que deu fim à Monarquia, em 15 de novembro de 1889.

Os latifundiários eram grandes apoiadores da monarquia brasileira, especialmente devido aos incentivos que geravam na relação terra-escravidão-produção.

Contavam grandemente com o sistema escravocrata para seguir com suas atividades e manter seus lucros, portanto, a abolição da escravatura significaria prejuízos importantes.

D. Pedro II ficou conhecido pelas instabilidades em seu governo, pois o mesmo não conseguia equilibrar os partidos conservadores e liberais, o que transparecia a falta de pulso firme do monarca.

Porém, a abolição da escravidão foi apenas um dos fatores, pois o imperador ainda teve grandes desentendimentos com a instituição católica, grande força ao longo dos tempos.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/22900050

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares