O serviço social, na década de 1950/1960 incorpora o DC em sua prática, porém um padrão moralizador é instaurado como forma de ajustamento do trabalhador e de sua família à ordem capitalista monopolista. O DC apresentava-se sob duas perspectivas: 1 - DC ortodoxo: inspirado nos postulados funcionalistas que abordavam a comunidade como uma unidade constituída de partes independentes que devem colaborar para o equilíbrio do todo. Tinha como pano de fundo a modernização como uma unidade consensual. Seu caráter era crítico, político e classista. 2 - DC heterodoxo: tinha uma visão mais abrangente da problemática brasileira e de uma maior abertura do espaço político, tendo um caráter mais crítico. Tinha força reivindicatória por direitos e mudanças estruturais como requisito fundamental ao desenvolvimento econômico do país. Era inspirado na vertente estrutural histórica – engajamento no campo educacional com a conscientização e participação popular – e no Movimento de Educação de Base – MEB.
Respostas
respondido por:
10
A partir deste ponto, notamos que a emersão do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
A retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu, devido o crescimento do espaço urbano e consequentemente o aumento das desigualdades.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás