Principais Filósofos Contemporâneos:
• Friedrich Hegel (1770-1831) Filósofo alemão, Hegel foi um dos maiores expoentes do idealismo cultural alemão, e sua teoria ficou conhecida como "hegeliana", baseou seus estudos na dialética, no saber, na consciência, no espirito, na filosofia e na história. Esses temas estão reunidos em suas principais obras: Fenomenologia da Espirito, Lições sobre História da Filosofia e Principios da Filosofia do Direito. Dividiu o espirito (ideia, razão) em très instâncias: espirito subjetivo, objetivo e absoluto, já a dialética, segundo ele, seria o movimento real da realidade que teria de ser aplicada no pensamento.
•Ludwig Feuerbach (1804-1872) Filósofo materialista alemão, Feuerbach foi discipulo de Hegel, embora mais tarde, tenha adotado uma postura contrária de seu mestre.Além de criticar a teoria de Hegel em sua obra *Critica da Filosofia Hegeliana" (1839), o filósofo criticou a religião e o conceito de Deus. Segundo ele, o conceito de Deus é expresso pela alienação religiosa. Seu ateismo filosófico influenciou diversos pensadores dentre eles Kari Marx.
•Arthur Schopenhauer (1788-1860) Filósofo alemão e critico do pensamento hegeliano, Schopenhauer apresenta sua teoria filosófica baseada na teoria de Kant. Nela, a essência do mundo seria resultado da vontade de viver de cada um, para ele, o mundo estaria repleto de representações criadas pelos sujeitos. A partir disso, as essências das coisas seriam encontradas por meio do que ele chamou de *insight intuitivo" (iluminação). Sua teoria foi marcada também pelos temas do sofrimento e do tédio.
•Soren Kierkegaard (1813-1855) Filósofo dinamarquês, Kierkegaard foi um dos precursores da corrente filosófica do existencialismo. Dessa maneira, sua teoria esteve pautada nas questões da existěncia humana, destacando a relação dos homens com o mundo e ainda, com Deus, nessa relação, a vida humana, segundo o filósofo, estaria marcada pela angústia de viver, por diversas inquietações e desesperos. Isso somente poderia ser superado com a presença de Deus. No entanto, está assinalada por um paradoxo entre a fé e a razão e, portanto, não pode ser explicada.
•Auguste Comte (1798-1857) Na "Lei dos Três Estados" o filósofo francès aponta para a evolução histórica e cultural da humanidade. Ela está dividida em três estados históricos diferentes: estado teológico e ficticio, estado metafisico ou abstrato e estado cientifico ou positivo, o positivismo, baseado no empirismo, foiuma doutrina filosófica inspirada na confiança do progresso cientifico e seu lema era "ver para prever". Essa teoria se opôs aos preceitos da metafisica citada na obra "Discurso sobre o Espirito Positivo".
qual desses le chamou atenção?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Arthur Schopenhauer
Explicação:
porque ele é mais conhecido pela sua obra principal "O mundo como vontade e representação", em que ele caracteriza o mundo fenomenal como o produto de uma cega, insaciável e maligna vontade metafísica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás