Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.
Considerando o exposto acima e os elementos X, com 53 elétrons, e Y, com 38 elétrons, podemos afirmar que o composto iônico mais provável formado pelos elementos é:
YX2
Alternativa 2:
Y3X2
Alternativa 3:
Y2X3
Alternativa 4:
Y2X
Alternativa 5:
YX3
Respostas
Alternativa A) YX₂
Dando uma conferida na tabela periódica, verificamos que o elemento X de número de elétrons igual a 53 é o Iodo, pertencente à família dos halogênios, cujos elementos apresentam a propriedade de receber um elétron, ficando com carga X¹⁻, transformando-se em um ânion monovalente, no caso se transforma em I⁻.
O outro elemento Y, apresenta 38 elétrons, olhando a tabela periódica verificamos ser o estrôncio, Sr, pertencente à família dos metais alcalino-terrosos, cujos elementos apresentam a propriedade de perder 2 elétrons, transformando-se em cátions bivalentes, Y²⁺, ou Sr²⁺.
Eles se juntam para formar o composto de fórmula SrI₂, ou ainda YX₂.
Resposta:
A resposta será YX2
Explicação:
- Sejam os elementos X, com 53 elétrons, e Y, com 38 elétrons, podemos afirmar que o composto iônico formado pelos elementos é: