3. Existem muitas teorias sobre a liderança, uma vez que esta é vista como a chave para que as equipes possam atingir seu máximo potencial e alavancar os resultados que as organizações esperam. Analise os tipos de liderança descritos abaixo e relacione-as com as opções a seguir de forma a estabelecer a relação correta entre elas e, depois, indique a ordem correta.
I. Liderança transacional
II. Liderança transformacional
III. Liderança carismática
IV. Teoria das trocas líder-seguidor (LMX)
( ) Incentiva as pessoas a transcenderem seus interesses pessoais pelo bem da equipe, gerando motivação inspiracional e impactando as vidas das pessoas.
( ) Exercida com base nas habilidades sociais do líder, que envolvem sensibilidade e afetividade, possuem uma visão ampliada e inovam.
( ) Os líderes adotam um estilo mais liberal, negociando recompensas pelo desempenho e por esforços como forma de reconhecer as conquistas do grupo.
( ) Estes lideres possuem um relacionamento especial com alguns dos integrantes da equipe com quem se identificam e que passam a apoiá-los.
A. I, IV, II e III.
B. III, I, IV e II.
C. IV, III, II e I.
D. I, II, III e IV.
E. II, III, I e IV.
Respostas
Resposta:
A letra E)
II, III, I e IV
Explicação:
Resposta:
E.
II, III, I e IV.
Explicação:
Entre as teorias mais recentes sobre os tipos de liderança, tem-se: liderança transacional (aquela em que os líderes conduzem as tarefas cotidianas de seus subordinados negociando recompensas pelos seus esforços/conquistas e administra por exceções), liderança transformacional (causa um impacto na vida dos integrantes da equipe, fazendo com que a visão e a missão da organização sejam o alvo principal dos interesses dos integrantes da equipe em detrimento de objetivos individuais, e ainda estimulam o intelecto e distribuem atenção personalizada), liderança carismática (o líder exerce forte poder pessoal através de seu carisma e habilidades sociais assumindo riscos e sendo sensível às necessidades de seus liderados), e teoria das trocas líder-seguidor - LMX (baseado em estabelecer parcerias com alguns membros da equipe, escolhidos por critérios de identificação com as características do líder, para que possa contornar com seu apoio os desafios que surgem).