• Matéria: Pedagogia
  • Autor: edileuzacrevelari212
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto, publicado pela Folha de S. Paulo em 14 de setembro de 2018, e o gráfico a seguir.
IDH do Brasil estagna, e país fica na 79ª posição no ranking da ONU
Aumento na renda fez índice subir 0,001 ponto e chegar a 0,759

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil subiu 0,001 ponto em 2017 na comparação com 2016, chegando a 0,759 numa escala que varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um incremento de 0,14% na renda média per capita do brasileiro garantiu que o país continuasse avançando, mesmo timidamente, no desenvolvimento humano em 2017, apesar das desigualdades no acesso da população à saúde, educação e perspectivas econômicas ainda persistirem. O novo índice manteve o Brasil na 79ª posição no ranking que inclui 189 países. Na América Latina, o país ocupa o 5º lugar, perdendo para Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela. O IDH da média regional da América Latina e Caribe é de 0,758.

Respostas

respondido por: Matheusieti
38

Com base no coeficiente de Gini, nosso país é o décimo mais desigual do mundo, onde esse cálculo é realizado baseado no relatório de desenvolvimento humano, tendo como avaliador as Nações Unidas, sendo um levantamento que contribui para a verificação da disparidade de renda, utilizando como recurso bases como a do IDH que é de 0.699.

A desigualdade social no Brasil, remete ao período de colonização do país, pois a estrutura econômica como observamos hoje, partem das consequências da escravidão,

Vale notar que o país com menor desigualdade segundo o coeficiente é a Hungria e por último a Namíbia.


danieldeuse10: obrigado
Onesina: Qual a resposta
andressasilvapinotti: nao entendi a resposta
simonemaeda: Não deu a resposta
respondido por: ericrashidb
2

Alternativa correta :

c) II

.
.

Explicação:

II. De acordo com o texto, a posição do Brasil é mais negativamente afetada pelo IDH ajustado à desigualdade de renda, saúde e educação do que a posição da Venezuela.

Perguntas similares