• Matéria: Sociologia
  • Autor: MarceloRomario
  • Perguntado 3 anos atrás

Principais características econômicas, políticas e sociais da política brasileira de 1964 até 1985

Respostas

respondido por: Tevnemi
1

Olá, tudo bem?

O que foi a ditadura militar no Brasil?: A Ditadura Militar foi iniciada por um golpe civil-militar realizado em 1964, contra o então presidente João Goulart. Ao longo dos 21 anos de ditadura, o Brasil teve cinco “presidentes-generais”. O saldo da ditadura foi de 434 entre mortos e desaparecidos, além da morte de milhares de indígenas.

O que é ditadura e como funciona?: Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão.

Como era a vida na época da ditadura militar?: "O governo militar, quando assume em 1964, enfrenta um período de bastante desorganização da economia, com desequilíbrio fiscal, inflação alta e desemprego. Havia um desgaste muito grande do modelo econômico anterior, com o fracasso do Plano Trienal (para retormar o crescimento econômico).

Quais são as principais características sociais econômicas e políticas da ditadura Cívico-militar brasileira?: O plano político é marcado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, prisão e tortura dos opositores, e pela imposição da censura prévia aos meios de comunicação.

O que aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985?: A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

Quais as características que marcaram a ditadura militar?: Ditadura é um regime de governo onde o poder está concentrado nas mãos de um indivíduo ou grupo. Uma ditadura se caracteriza por ter censura, falta de eleições transparentes, de liberdade partidária e um intenso controle do Estado na vida dos cidadãos.

Espero ter ajudado.

Bons Estudos!

Anexos:
Perguntas similares