Respostas
Cólera --> é causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), a doença é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados.O tratamento é o soro fisiológico ou soro caseiro No hospital, a doença é curada com antibióticos.A higiene e o tratamento da água e do esgoto são as principais formas de prevenção.
Lepstopirose--> é uma doença causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida pela urina de ratos. A rede de esgoto precária, a coleta de lixo inadequada e as consequentes inundações são as causas. Os sintomas são febre alta, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular , cansaço e calafrios estão entre as manifestações da doença. Também dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia. O tratamento é feito com hidratação. Não devem ser utilizados medicamentes para dor ou para febre que contenham ácido acetil-salicílico, que podem aumentar o risco de sangramentos. Os anti inflamatórios também devem ser evitados.
Tétano-->A bactéria Clostridium tetani, agente causadora da moléstia, uma vez no organismo humano, a Clostridium germina, assume uma forma vegetativa e passa a produzir uma poderosa toxina chamada tetanospasmina que ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular em diversas regiões do corpo. O tratamento inclui, principalmente, sedativos, músculo-relaxadores, antibióticos e o soro antitetânico, sendo a primeira semana capital para se evitar a morte do doente. Crianças de até cinco anos devem tomar a vacina tríplice, mas todos, sem exceção, a cada dez anos.