• Matéria: História
  • Autor: patrickoliveir14
  • Perguntado 3 anos atrás

o que foi o período de terror, instaurado durante a revolução francesa​

Respostas

respondido por: amaurialves84
1

Resposta:

Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794. Nasce assim a Convenção Nacional, que anuncia em 22 de setembro de 1792 o fim da monarquia e o início da república.

Explicação:

Pouco após a aprovação da Constituição de 1791, deu-se o início à organização contrarrevolucionária organizada pelas monarquias europeias para impedir a Revolução Francesa de espalhar-se pelo restante do continente, visando restaurar a autoridade do rei Luís XVI. Para conter a invasão, é formada em agosto de 1792 a Comuna Insurrecional, formada por sans-culottes armados. Poucas semanas depois, a vitória dos sans-culottes contra o exército prussiano que se aproximava da capital Paris consolida a força popular da Revolução. Nasce assim a Convenção Nacional, que anuncia em 22 de setembro de 1792 o fim da monarquia e o início da república.

Estabelecida por meio de sufrágio universal masculino, a Convenção Nacional delineou mais claramente as principais forças políticas em ação: os girondinos e os jacobinos. Alinhados à alta e média burguesia, os girondinos procuravam conter as exigências jacobinas que o rei Luís XVI fosse executado, o que acabaria por acontecer em 21 de janeiro de 1793. Em meio a uma nova invasão estrangeira, os jacobinos começaram a ascender politicamente.

O Partido Jacobino era alinhado à baixa burguesia e aos profissionais liberais, tendo fortes bases com os sans-culottes que haviam ajudado a armar na época da formação da Comuna Insurrecional e com as ideias iluministas. No início de 1793, os principais nomes jacobinos eram Georges Jacques Danton, Jean-Paul Marat, Jacques Hébert, Jacques Roux e Maximilien Robespierre, que lideram a Convenção Nacional em meio à invasão dos exércitos de monarquias como a Prússia, Áustria, Rússia e Inglaterra, além de um movimento camponês interno conhecido como a Revolta de Vendeia. Para restabelecer a segurança interna, é criado um Tribunal Revolucionário e, logo depois, um Comitê de Salvação Pública, e os sans-culottes são provocados em uma revolta contra o enfraquecido Partido Girondino, que é rapidamente declarado ilegal.

Perguntas similares