Respostas
Resposta:
O dinamismo da economia chinesa nas últimas décadas e o aumento da sua importância no sistema internacional têm atraído cada vez mais a atenção do resto do mundo, principalmente devido à sustentação de seu crescimento em um período em que a maior parte do mundo tem vivenciado um crescimento econômico mediano (GUIMARÃES, 2009). Atualmente, a China continua sendo uma das maiores economias do mundo, permanecendo na segunda posição do ranking mundial da economia, com o PIB estimado em US$ 9, 020 trilhões (50 MAIORES ECONOMIAS…, s.d.).
As reformas econômicas, iniciadas em 1978 e conhecidas como “Políticas de Portas Abertas”, fizeram com que o país vivenciasse um processo econômico formidável, nunca antes visto, evidenciado pelas altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do PIB per capita. De 1980 a 2004, o PIB do país registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-se a sexta maior economia do mundo em 2004. Isto se deve principalmente ao seu rápido crescimento na área do comércio internacional, cuja participação total nesta área passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003 (O CRESCIMENTO ECONÔMICO…, s.d.).
Explicação:
Resposta:
A orientação base para as reformas econômicas foi a da construção e modernização socialista por meio do “Programa das 4 modernizações” (agricultura, indústria, defesa nacional e tecnologia) que, por sua vez, visava a completa transformação da estrutura econômica do país e a tentativa de recuperar as décadas de atraso.