4.
Ao contatarem os povos indígenas que ocupavam o litoral da América portuguesa, uma das práticas culturais que mais chocou os europeus foi o ritual da antropofagia. Leia o texto a seguir, que trata dessa prática:
“Depois de capturado pelos guerreiros, o inimigo era conduzido à aldeia pelas mulheres, onde, mais tarde, encontraria a morte em ritual que era marcado pela vingança e coragem. [...] O dia da execução era uma grande festa. No centro da aldeia, os índios, sobretudo as índias, se alvoroçavam. Os vizinhos também estavam convidados, todos provariam da carne do oponente. No ritual, homens, mulheres e crianças lembravam e vingavam-se pelos parentes mortos” (RAMINELLI, 2005, p. 27-29).
Sobre o tema tratado no texto e o contato entre indígenas e europeus, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os rituais antropofágicos estavam vinculados às guerras intertribais e eram considerados importantes tanto para vencedores como para vencidos.
( ) O paulatino abandono dessa prática pelos indígenas é uma evidência do abandono da selvageria e do ingresso na civilização.
( ) A antropofagia, além de uma prática cultural, era uma forma de lidar com o problema da fome existente durante o período colonial.
( ) A comercialização dos prisioneiros de guerra, em vez da realização dos rituais antropofágicos, foi uma vantagem conseguida pelos colonizadores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A.
F – F – V – V.
B.
F – F – F – V.
C.
F – V – V – F.
D.
V – F – V – F.
E.
V – F – F – V.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
RESPOSTA - LETRA E
Explicação:
respondido por:
7
Resposta: letra E
Explicação:
Você acertou!
E.
V – F – F – V.
Os rituais antropofágicos vinculavam-se às guerras intertribais, sendo importantes para os vencedores e para os vencidos. Entretanto, os julgamentos de civilização e barbárie eram elaborados a partir dos pontos de vista de cada um dos grupos étnicos, cabendo a nós compreender. A partir do momento em que os prisioneiros de guerra passaram a ser comercializados como escravizados, há uma vantagem para os colonizadores, que utilizam de dinâmicas próprias dos indígenas em prol da colonização. Contudo, a prática não era utilizada como forma de alimentação, e sim como um ritual.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás