Na prática pedagógica na educação infantil é comum observarmos dois tipos de professores: aquele que inspira autoridade e aquele cujo perfil é autoritário. Com base no exposto, analise a situação a seguir:
A professora Júlia atua com crianças de 5 anos de idade. Ao passear com os alunos pela escola, seu aluno João Pedro não respeita as regras e sempre sai correndo na sua frente, derrubando os demais colegas e objetos da escola. A professora Júlia, com um grito, reage dizendo para João Pedro: "Se você fizer isso novamente, vai para a sala da coordenadora!". Em resposta, João Pedro sempre lhe dá de ombros e continua com seu comportamento, mesmo qua
A postura da professora Júlia reflete um posicionamento de autoritarismo, pois gritar e realizar ameaças aos alunos é barganhar, o que não é uma postura correta na Educação Infantil.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
A postura da professora Júlia reflete um posicionamento de autoritarismo, pois gritar e realizar ameaças aos alunos é barganhar, o que não é uma postura correta na Educação Infantil.
Explicação:
Na minha concepção seria essa alternativa. Já que a ameaça da professora seria para fazer com que o aluno tivesse outro posicionamento, então seria sim uma barganha. E também acho que é essa, porque ela não alcançou seu objetivo, que era a mudança no comportamento da criança.
Espero ter ajudado de alguma forma. Bons estudos pra você!!!
Até a próxima. ;-)
A professora Júlia apresenta um comportamento de autoritarismo, pois grita com o aluno e o ameaça, no entanto, após a advertência o aluno continua com a mesma atitude. Portanto, a ação da professora Júlia não teve eficácia, assim, a alternativa é a 4.
A relação professor-aluno é afetiva e democrática, assim o aluno aprenderá com o professor e o professor também aprenderá com o aluno. Paulo Freire acredita que o professor deve agir com autoridade no contexto escolar, mas não com autoritarismo.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/24427274