Leia o texto a respeito de duas importantes medidas tomadas pelo príncipe regente D. João após se estabelecer no Brasil.
Tratado de Navegação e Comércio (1810) – previa vantagens alfandegárias para a entrada de produtos ingleses na Colônia. A taxa de importação cobrada dos ingleses era ainda menor que a dos portugueses.
Tratado de Paz e Amizade (1810) – definia que ingleses que vivessem na Colônia brasileira não seriam sujeitos à justiça portuguesa e teriam liberdade religiosa.
De acordo com a explicação acima e seus conhecimentos, é possível afirmar que um dos objetivos desses tratados era
(A)
dificultar os negócios entre os colonos brasileiros e os europeus, por causa do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte.
(B)
facilitar as exportações da Colônia brasileira para a Inglaterra.
(C)
diminuir a concorrência entre os produtos ingleses e brasileiros, de maneira que impulsiona.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A transferência da corte portuguesa para o Brasil estava relacionada com os eventos que aconteciam na Europa durante o período napoleônico. O imperador da França, Napoleão Bonaparte, determinou o Bloqueio Continental em 1806, que proibia as nações europeias de comercializar com a Inglaterra.
Explicação:
Essa medida foi tomada como forma de sufocar a economia inglesa e forçar a derrota desse país, uma vez que a França mostrava-se incapaz de invadir a Inglaterra. Para impor o Bloqueio Continental, Napoleão ordenou a invasão da Espanha e de Portugal. As tropas francesas invadiram Portugal oficialmente em 1807. Em razão disso, D. João VI ordenou a transferência da corte portuguesa para o Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás