• Matéria: Saúde
  • Autor: monykaprado22
  • Perguntado 3 anos atrás

Um dos principais usos dos colinomiméticos diretos, como a pilocarpina, é o tratamento do glaucoma.

Selecione um:
a. Verdadeiro
b. Falso

Respostas

respondido por: mariaanacleto448
0

Resposta:

Agonistas colinérgicos de ação direta

São utilizados com maior freqüência: Betanecol, e, a pilocarpina.

O betanecol (Liberan®) é um éster da colina, que não é hidrolisado pela acetilcolina, e, possui intensa atividade muscarínica, e, pouca ou nenhuma ação nicotínica. Devido à ação de estimular o músculo detrusor da bexiga, e, relaxar o trígono e o esfíncter, provocando a expulsão da urina, o betanecol é utilizado para estimular a bexiga atônica, principalmente no pós-parto, e, na retenção urinária não obstrutiva pós-operatória. Devendo ser lembrados os efeitos adversos da estimulação colinérgica generalizada, como a queda da pressão arterial, a sudorese, a salivação, o rubor cutâneo, a náusea, a dor abdominal, a diarreia e o broncoespasmo.

A via de administração do betanecol deve ser a oral ou subcutânea, não devendo ser utilizada por via intramuscular, nem por via venosa, pois, pode provocar efeitos adversos potencialmente graves ou mesmo fatal principalmente à hipotensão arterial e, é contraindicado na úlcera péptica, asma, insuficiência coronária, e hipertireoidismo.

A pilocarpina (Isopto Carpine®) é um alcaloide, capaz de atravessar a membrana conjuntival, e, consiste em uma amina terciária estável à hidrólise pela acetilcolinesterase. É muito menos potente do que a acetilcolina possui atividade muscarínica. Com a aplicação ocular, produz contração do músculo ciliar, provocando a miose, e, também tem a ação de abrir a malha trabecular em volta do canal de Schlemm, sendo utilizada em oftalmologia para terapêutica do glaucoma,principalmente em situação de emergência, devido a capacidade de reduzir a pressão intraocular. Como efeito adverso, a pilocarpina pode atingir o SNC (principalmente em idosos com a idade avançada provocando confusão), e, produzir distúrbios de natureza central, e, produzir sudorese e salivação profusas. A via de administração da pilocarpina é unicamente ocular.

Explicação:

espero ter ajudado em algo embora eu não tenha entendido sua pergunta direito,tentei ajudar

Perguntas similares