1. O Renascimento tem algumas características. Uma das características é "Uma Nova Visão dos Tempos". Comente essa
característica.
2. A arte e técnicas introduziram inovações que marcaram a
história da arte. Um das técnicas foi o "Domínio da Perspectiva". Explique essa técnica renascentista.
3. No Renascimento Italiano, quem eram os mecenas?
4. Leonardo Da Vinci que obras ele criou? E em que profissões
ele se destacava?
5. A expansão do Renascimento para outras partes da Europa contribuiu para a divulgação das obras renascentistas. Gutemberg aperfeiçoou a imprensa. Com esse feito, naquela época, o que se permitiu fazer?
6. William Shakespeare um dos maiores autores de peças teatrais do mundo. Relate as obras mais importantes que Shakespeare criou?
7. Galileu Galilei, foi cientista, explique o que ele verificou e concluiu?
Respostas
Resposta:
1. A busca humanista realizada pelos renascentistas consegue substituir a visão teocêntrica (Deus como o centro de todas as coisas) do período medieval pela visão antropocêntrica ( o homem como o centro de todas as coisas). Essa "nova visão do tempo" só é possível com bastante estudo científico ( o que não era permitido ao homem medieval comum, apenas aos membros da igreja) e um retorno aos estudos da antiguidade clássica (Grécia e Roma) resgatando valores e conhecimentos que apenas o corpo eclesiástico da Igreja católica do período detinha. Sendo assim, o desenvolvimento de uma nova forma de pensar e ver o mundo no qual o homem medieval está inserido é revolucionado com novas técnicas, novos comportamentos e novos padrões sociais que abalam as estruturas da igreja permitindo ao homem explorar o mundo e as sociedades ao seu redor de forma diferenciada.
2. A técnica de perspectiva passou de uma observação da natureza a um verdadeiro código de visualidade da representação espacial. Além disso, reforça o ideal humanista ao descrever a realidade em termos matemáticos, ao invés de se manter no nível conceitual teocrático do período antecedente. Nesse aspecto, a Arte liga-se à Matemática para demonstrar sua autoridade como atividade intelectual. A leitura de textos teóricos e a análise da construção geométrica dos quadros da época permite observar uma nova relação tridimensional em um suporte plano. O aprendizado da técnica permite conhecer a estrutura básica do espaço e fazer associações proporcionais entre seus componentes. A perspectiva foi a “forma simbólica” do Renascimento, pois causou uma revolução na concepção e na prática na pintura, e que ainda hoje é praticada para transformar ideias em matéria.
3. Artistas como Leonardo Da Vince, Sandro Boticelli, Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, entre outros, foram financiados pelos mecenas do Renascimento. Esses eram homens enriquecidos com as atividades comerciais ou bancárias e, entre eles, destacaram-se Lourenço de Médici, Cosme de Médici, Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão) e mesmo Francisco I, rei da França. A Igreja católica também atuou como importante mecenas no período, financiando, por exemplo, Michelangelo para a criação dos afrescos da Capela Sistina.
4. Leonardo Da Vince tem muitas obras, entre elas:
Anunciação”: 1475-1480
“Adoração dos Magos”: 1481
“A última ceia”: 1498
“Mona Lisa ou La Gioconda”: 1503-1505
“A Virgem e o Menino com Santa Ana”: 1510
“São João Batista”: 1514
Leonardo da Vinci, reconhecido como um dos mais completos artistas de todos os tempos, era um pintor que, além de obras de artes, com pinturas muito famosas e mais reproduzidas pelo mundo todo, também utilizava sua genialidade e talento no ramo da medicina, engenharia, arquitetura e física.
5. Essa invenção foi responsável pela mudança radical no modo de observação astronômica até então vigente. De igual modo, podemos dizer que houve, com a invenção da máquina de imprensa pelo alemão Johann Gutenberg (1398-1468), uma mudança radical na forma de se ler e de se divulgar escritos (panfletos, jornais ou livros).
6. Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, o mouro de Veneza , Macbeth, A megera domada, Sonho de uma noite de verão, O mercador de Veneza e A tempestade, entre muitas outras.
7. Galileu Galilei criou um telescópio em 1609 para observar o universo.
Com o aparelho em mãos, o cientista descobriu quatro dos 69 satélites de Júpiter: Io, Calixto, Ganímedes e Europa – os quais ganharam o nome de Luas de Galileu.
Ele descobriu também, ao usar o seu telescópio, manchas solares e que Vênus tinha fases como a lua. Provou ainda que a Terra girava em torno do Sol, o que refutava a doutrina aristotélica vigente segundo a qual nosso planeta era o centro do universo (geocentrismo).
Ao realizar tais constatações, Galileu comprovou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, segundo a qual a Terra e os planetas giravam em torno do sol.