Respostas
Resposta:
Na verdade aquela meleca produzida durante o choro é culpa da acetilcolina. Isso mesmo, quando choramos nosso organismo produz esse neurotransmissor que tem função de aumentar a quantidade de secreção nasal.
A lágrima é liberada pelo sistema nervoso parassimpático e isso faz com que a mucosa nasal (a parede interna do nariz) produza mais secreção, formada por muco e por um fluido chamado transudato seroso. Que nome estranho, mas saiba que nosso organismo produz, em média, 2 litros desse líquido por dia. Ele deixa o ar que respiramos mais úmido e é reabsorvido sem notarmos.
A acetilcolina produzida durante o choro ainda diminui a freqüência cardíaca, dilata as pupilas, aumenta a salivação e o diâmetro dos vasos sanguíneos. Por causa disso, a região do nariz incha, levando a uma resistência à passagem do ar. E, com a secreção acaba entupindo! A consistência da secreção varia, mas costuma ser mais líquida o normal.
Mas como acontece o choro? Bem, quando bate aquela emoção incontrolável, o cérebro envia estímulos para as fibras do sistema nervoso parassimpático espalhadas pelo corpo, que estimulam as glândulas lacrimais, localizadas acima das órbitas oculares. As lágrimas descem pela superfície dos olhos e um pouco cai direto pelo duto nasal.
Enquanto isso, a acetilcolina provoca o aumento da secreção do nariz, produzida por células e glândulas da mucosa nasal. Pouco depois, começa o funga-funga e escorre do nariz uma mistura de secreção nasal e lágrimas.
Resposta:
As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais localizadas acima da parte externa da pálpebra superior. As lágrimas correm pelo olho e são drenadas por pequenos orifícios nos cantos internos das pálpebras próximos ao nariz (ponto lacrimal superior e inferior) que se conectam ao nariz através dos canalículos lacrimais. Dessa forma, as lágrimas que não escorrem pelo rosto irão escorrer pelo nariz.
Em outras palavras, as secreções que você tem no nariz quando chora nada mais são do que as lágrimas que não conseguiram escorrer pelos seus olhos e desceram pelo nariz.
Explicação:
Imagem retirada do site CEMES