Em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social, a seu
histórico e estrutura, julgue o item a seguir.
A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros - SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros - permanecem a cargo do INSS.
C
Certo
E
Errado
Respostas
Resposta:
Errada
Explicação:
Após a fusão da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Receita Previdenciária com a Lei n° 11.457/2007, a Secretária da Receita Federal do Brasil passou a acumular as competências das duas antigas Receitas. Assim, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros, que antes eram administradas pela Receita Previdenciária, também passaram a ser competência da Receita Federal do Brasil. Portanto, ao contrário do que afirma o enunciado, elas não estão a cargo do INSS.
COMPLEMENTANDO:
Além das contribuições previdenciárias, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) também arrecada as contribuições para terceiros, que são entidades de personalidade jurídica própria, de natureza privada. Os terceiros são, por exemplo, o SESC, SESI, SENAC, SENAT e o SENAR, que visam ao aprimoramento profissional e bem-estar de seus associados, vinculados a estas entidades de acordo com a atividade econômica de seus empregadores. Portanto, embora estas contribuições não sejam destinadas à seguridade social, elas são devidas pelas empresas e, geralmente, têm a alíquota de 5,8%.