2- EXPLORANDO FIGURAS E COMPARANDO CÉLULAS
Os organismos unicelulares não são visíveis a
olho nu, mas convivem conosco todo o tempo.
Vamos supor que um professor tenha decidido
apresentar um organismo eucarionte unicelular
muito conhecido, o fungo da espécie
Saccharomyces cerevisae, para seus alunos.
Assim, preparou um material a partir de fermento
biológico e o mostrou para os alunos ao
microscopio de luz. Abaixo é apresentada uma
fotografia do que os alunos observaram e, um
esquema representando a estrutura da célula do
fungo, feito com base em observações ao
microscopio eletrônico de transmissão.
Fotomicrografia de células de Saccharomyces cerevisiae;
as maiores células medem cerca de 10 um em seu maior
diametro.
Broto
Membrana
plasmática
Mitocôndria
Grânulo de
lipidio
Núcleo
Peroxissomo
Complexo
golgiense
Esquema de célula de leve.
Respostas
Resposta: Sacchromyces cerevisiae
Saccharomyces cerevisiae é uma levedura, um fungo unicelular, do grupo Ascomycetes. Mais ou menos arredondada, a célula possui um núcleo diferenciado, sendo, portanto, um organismo eucariótico (em grego, eu-verdadeiro; núcleo-carião), assim como as plantas ou os animais. Células de levedura se multiplicam rapidamente por brotamento, forma assimétrica de reprodução assexuada: de uma célula se origina uma protrusão que cresce e acaba dando origem a outra célula, menor (a princípio) que a célula inicial e diferenciada geneticamente da célula original. Sob condições ainda mais restritivas, a levedura se comporta como muitos microrganismos eucarióticos: ela esporula para dar origem a formas resistentes com maior variabilidade genética. No caso da levedura selvagem, esse processo envolve meiose, ou seja, a transição de um envelope diplóide (32 cromossomos) para um haplóide (16 cromossomos).
Bacteria
As bactérias são células procarióticas, portanto, ao contrário das células eucarióticas (de animais, plantas, fungos, etc.), elas não possuem um núcleo definido e geralmente não possuem organelas membranosas internas. Eles geralmente possuem uma parede celular e esta é composta de peptidoglicano (também chamado de mureína).
A composição química da célula bacteriana é a seguinte: 70/80% é água, 15% de proteínas e 7% de ácidos nucléicos (principalmente RNA), 3% de carboidratos e 2% de lipídios e outros vários componentes em pequenas porcentagens (Entre os quais estão os aminoácidos da forma D, dextrógira.
Plantas angiospermas
As angiospermas são caracterizadas por terem estruturas reprodutivas chamadas flores. Uma flor completa é composta por quatro conjuntos de peças florais constituídas por folhas modificadas: as sépalas, as pétalas, os estames e os carpelos.
As células vegetais têm uma parede celular, um grande vacúolo central e plastídios, como os cloroplastos. A parede celular é uma camada rígida que fica fora da membrana celular e envolve a célula, fornecendo suporte e proteção estrutural.
Célula animais
As células animais são células eucarióticas. Enquanto as células animais constituem os tecidos e órgãos dos animais, as células vegetais constituem os tecidos das plantas (reino vegetal). As células animais têm uma estrutura organizada. Eles têm três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
Embora as células animais e vegetais sejam semelhantes, elas têm algumas diferenças na estrutura. Enquanto a célula vegetal possui uma parede celular dura e cloroplastos de organela (responsáveis pela fotossíntese), as células animais não possuem essas estruturas. É importante observar que na célula vegetal não encontramos flagelos e cílios, enquanto nas células animais essas estruturas podem estar presentes.
Explicação:
Essa atividade propõe que se faça um estudo comparativo entre um fungo (Sacchromyces cerevisiae), bactérias, plantas angiospermas e animais para que se compreenda a respeito de seus componentes e estrutura, além da composição química da parece celular.