Na primeira parte do ensaio, argumenta-se que as linhas cartográficas “abissais” que demarcavam o Velho e o Novo Mundo na era colonial subsistem estruturalmente no pensamento moderno ocidental e permanecem constitutivas das relações políticas e culturais excludentes mantidas no sistema mundial contemporâneo. A injustiça social global estaria, portanto, estritamente associada à injustiça cognitiva global, de modo que a luta por uma justiça social global requer a construção de um pensamento “pós-abissal”, cujos princípios são apresentados na segunda parte do ensaio como premissas programáticas de uma “ecologia de saberes”. Fonte: Boaventura de Sousa Santos, Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes Disponível em file:///C:/Users/1970/Documents/DIVERSIDADE%20%C3%89TICA%20CULTURAL/Boaventura%20Para_alem_do_pensamento_abissal.PDF Em conformidade com o texto de Boaventura de Sousa Santos, para além do pensamento abissal, assinale a alternativa CORRETA que esteja em sintonia com a epistemologia do Sul:
a. O pensamento que deve prevalecer é o conhecimento científico, do hemisfério norte, na medida em que a hegemonia mantém a autonomia da justiça social.
b. Apenas o saber científico proporciona a diversidade de conhecimento e cultura, uma vez que repassa dados necessários para ajudar os movimentos sociais no campo histórico para compreender a violência.
c. A monocultura da ciência moderna deve sempre prevalecer contra uma “ecologia de saberes”, na medida em que é necessário combater a pluralidade de conhecimentos heterogêneos.
d. O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
e. O Fórum Social Mundial tem sido a expressão mais cabal da globalização a favor da hegemonia do conhecimento científico e do cosmopolitismo subalterno.
Respostas
Resposta:
O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
Explicação:
Está correta!
A alternativa D é a a que melhor apresenta o uso do saber no sentido da estrutura proposta pelo autor do texto. se dá pela passagem do conhecimento com o decorrer do tempo de forma imediatista.
Além disso, o senso comum tem grande participação na estrutura cotidiana do pensamento humano, ou seja, ele é passado pelas gerações como uma forma de responder as dúvidas e questões cotidianas.
Diferente do senso crítico, que parte da análise e questionamento sobre determinado tema, ou seja, é a partir da crítica que o indivíduo poderá desenvolver soluções para solucionar o problema.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/196132