Respostas
Em cada texto encontram-se níveis diferentes de informatividade, assim como diz Travaglia & Koch (2004, p. 87): “...tanto em textos poéticos como em textos publicitários ou manchetes jornalísticas, casos de informatividade aparentemente nula, que vai ser promovida a um grau mais alto na seqüência do texto ou na matéria que a manchete encabeça..”
Dessa forma, é através da distribuição das informações contidas no texto que o leitor poderá atribuir o sentido com menor ou maior facilidade, dependendo, é claro, da maneira como são impostas tais informações.
Com base neste conceito, o texto é altamente informativo, o autor dá a ele tanto informações previsíveis quanto imprevisíveis. Através da junção destas informações, o autor leva ao seu receptor a retomada das lembranças daquilo já visto anteriormente, ativando sua reflexão crítica para que ele concorde ou não. Exemplos:
“A moda começou com os cigarros, que precisaram ceder cinco segundos de cada comercial para fazer propaganda eleitoral gratuita das advertências do Ministério da Saúde.”
“No México, acredite, os comerciais dirigidos a crianças precisam trazer alguma mensagem educativa. Os anunciantes podem mostrar os pimpolhos se entupindo de sucrilhos ou de chocolate, desde que no pé da tela corra um letreiro com os dizeres ‘Coma legumes e verduras’ ou ‘Escove os dentes três vezes ao dia’.”