1) Ao pensar sobre o encontro entre arte e público imediatamente nos lembramos de museus, esses podem ser melhor definidos como:
a) Uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade que adquire, conserva e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade
b) Uma instituição onde só podem frequentar os contribuintes da arte
c) Uma instituição que busca lucrar com cada obra exposta
d) Uma instituição onde só realizam exposições particulares
Respostas
Resposta:
A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o terreno empírico para as asserções supramencionadas. Com efeito, este duplo processo de tornar vários aspectos da arte contemporânea em conceitos e/ou em imagens representa uma grande transformação no campo artístico. Ao mesmo tempo, a transformação interna referida no campo artístico também tem efeitos na relação entre esse mesmo campo artístico e a estrutura social global. No caso deste artigo, a relação entre o campo artístico e o capitalismo operada pela redefinição do princípio da "arte pela arte".
Arte contemporânea; Conceito; Imagem; Campo artístico; Capitalismo