Respostas
Resposta:
Alguns exemplos de rituais religiosos são:
Batismo: Existente em diversas religiões, há maneiras diferentes de celebrá-lo, na Igreja Católica é mais conhecido por "Batizado", em que a água benta é jogada na cabeça do bebê para firmar sua iniciação na religião. No meio protestante o batismo inspira-se no modelo de João Batista, que batizou Jesus, isto é, a pessoa adulta mergulha todo o corpo na água simbolizando sua morte para a vida de pecados voluntários e ressurreição para uma vida de santificação.
Yom Kipur: ritual judeu do dia do perdão. Nesse dia especial os judeus jejuam por 25 horas com o propósito de purificar seus espíritos.
Casamento: É a celebração da união de duas pessoas que depois do ritual formarão uma família. Para algumas religiões, o divórcio só é permitido em situações extremas, como traição e em alguns templos apenas homem e mulher podem unir-se em matrimônio.
Cremação hindu: Para se despedir dos mortos, os hinduístas normalmente são cremados. Chorar durante esse momento fúnebre não é bem visto, então só podem participar dele quem estiver controlado emocionalmente.
Propiciatórios: são rituais que propiciam a participação das cerimônias ou acesso aos mistérios sagrados, o banho de purificação no Rio Ganges, a purificação (lavagem) das mãos e do rosto antes da prece, na tradição muçulmana.
Explicação:
Resposta: Entre os diversos tipos de Ritos e seus Rituais religiosos destacam-se, os Ritos: Mortuários; Iniciação ou Passagem; Comemorativos; Cura entre outros. Para o Ensino Religioso esse é um conteúdo onde se pode desenvolver muitas atividades lúdicas e atrativas, contudo se orienta a não encenar ou reproduzir rituais em sala de aula.