Me ajudemm por favooo
~~~~~~~`~~~~~~~~~~~`~~~
Em 509 a.C., comandados pelos patrícios, os romanos se revoltaram contra a tirania do rei etrusco Tarquínio, o Soberbo. O antigo conselho de anciãos (Senado) assumiu o poder. Surgiu um novo regime na história da Roma: a República.
O texto nos revela aspectos da transição da Monarquia para a República romana. Identifique a alternativa correspondente a esse processo.
A) Durante o período da Monarquia romana, o rei governava com o auxílio dos patrícios que formava o Conselho dos Anciãos. Seu poder era limitado e hereditário.
B) O período da Monarquia romana foi marcado pelo governo de sete reis - os primeiros latinos e os últimos, estruscos. Tarquínio o último rei romano, abdicou após uma revolta dos pebleus e patrícios.
C) Os patrícios auxiliavam o rei durante a Monarquia romana por meio do Conselho dos Anciões, órgão que deu origem ao Senado romano.
D) Graças uma revolta organizada pelos plebeus, o último rei romano, Tarquínio, concedeu a esse grupo social o direito de participação na política romana.
E) Escravizados e plebeus eram excluídos de qualquer participação na política da Monarquia romana. No período republicano, porém, ambos passaram a ser cidadãos.
marialuizaquirino201:
Olha não me leve a mal mas vou falar sobre isso só no meu livro do 4º bimestre, n vou conseguir te ajudar
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
a) hereditário
b)Aos reis cabiam as funções militares, judiciais e religiosas. Ao senado (do latim senex “anciãos”) era o conselho consultivo do rei que tomava decisões na sua ausência, e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo. O povo era divido em 30 cúrias (co urias do latim “ associação de homens”).
C)
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás