Respostas
Resposta:
Podemos classificar a matéria de diversas formas, levando em conta características como:
- estado físico;
- natureza do(s) elemento(s) formador(es);
- origem natural ou artificial;
- propriedades específicas, etc.
Explicação:
Matéria orgânica
Matéria orgânica são os compostos que têm em sua estrutura átomos de carbono, realizando ligações covalentes com outros átomos de carbono e com outras espécies atômicas, como:
- hidrogênio;
- fósforo;
- oxigênio;
- nitrogênio;
- halogênios.
Todo composto orgânico tem carbonos em sua estrutura, mas nem todo composto que tem carbono é orgânico. Os carbonatos (sais compostos pelo íon CO32−), por exemplo, são compostos inorgânicos.
Antigamente se acreditava que os compostos orgânicos eram exclusivamente produzidos por seres vivos. Em 1828, o cientista Friedrich Wöhler conseguiu, em laboratório, sintetizar a ureia (CH₄N₂O), um composto orgânico, a partir do cianato de amônio (NH4OCN), um composto inorgânico. Depois disso surgiram outros compostos orgânicos sintetizados em laboratório.
Inorgânicos
Compostos inorgânicos são normalmente unidos por ligação iônica, como:
- ácidos;
- bases;
- óxidos;
- sais.
São as substâncias que não possuem carbonos ordenados, cadeias de hidrocarbonetos ligadas à molécula. Exemplo de composto inorgânico presente no nosso cotidiano é o cloreto de sódio (NaCl), que é o nosso sal de cozinha. Podemos citar também o hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica.
- = - = -
Espero ter Ajudado.