• Matéria: Lógica
  • Autor: vizygsgs
  • Perguntado 3 anos atrás

Quais são as consequências do uso excessivo das mídias sociais​

Respostas

respondido por: julianalucas2020
0

Resposta:

no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de controle, etc.

Um estudo realizado pela Chicago Booth School of Business indicava, cinco anos atrás, que o Facebook, Twitter e outras redes sociais têm uma capacidade de viciar superior à do tabaco ou do álcool porque, entre outras coisas, acessá-las é simples e gratuito. Além disso, se o próprio pai do IPad, IPod, IPhone, Steve Jobs, não deixava que seus filhos tivessem muito contato com a tecnologia — limitava o tempo de uso deles — seria porque, provavelmente, imaginava que as redes sociais poderiam afetar os mais jovens.

A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de controle, etc. Mas, o que realmente entendemos como dependência?

A Real Academia da Língua diz que o vício é uma dependência de substâncias ou atividades nocivas para a saúde ou equilíbrio psíquico. Entre essas atividades estão, por exemplo, o uso de videogames — já catalogado como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) —, o trabalho compulsivo, o jogo on e offline e, para muitos, também a utilização excessiva de redes sociais que, na realidade, já contam com mais de 3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. No entanto, apesar dos elevados números, os especialistas consideram que só uma pequena porcentagem desses 3 bilhões mostra uma verdadeira dependência das redes sociais.

As redes sociais mais consumidas em todo o mundo.

As redes sociais mais consumidas em todo o mundo.

Descarregar

Descubra as redes sociais mais consumidas em todo o mundo

CAUSAS E PERFIS DAS PESSOAS DEPENDENTES DAS REDES SOCIAIS

Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes. De fato, muitos jovens os procuram quase compulsivamente para experimentar uma intensa — mas sempre breve — sensação de satisfação que, no entanto, pode ser contraproducente uma vez que os tornam dependentes, ao longo do tempo, da opinião dos outros.

O perfil majoritário do dependente é o de um jovem de 16 a 24 anos. Os adolescentes são os que correm um maior risco de cair na dependência, de acordo com os especialistas, por três motivos fundamentais: sua tendência para a impulsividade, a necessidade de terem influência social ampla e expansiva e, finalmente, a necessidade de reafirmar a identidade de grupo.

SINTOMAS DA DEPENDÊNCIA DAS REDES SOCIAIS

O que determina a dependência? A fronteira é difusa, mas existem alguns indícios que dão bastantes pistas sobre se essa dependência das redes sociais existe ou não, embora a última palavra corresponda sempre a um profissional médico. Estes são os tiques mais habituais:

1.Nervosismo quando não se tem acesso à Internet, a rede social não funciona ou está mais lenta do que o habitual.

2.Consultar as redes sociais assim que se levanta e antes de se deitar.

3.Sentir-se inquieto se não tiver o smartphone ao alcance da mão.

3.Caminhar utilizando as redes sociais.

4.Sentir-se mal se não receber likes (curtidas), retweets ou visualizações.

5.Usar as redes sociais enquanto dirige.

6.Preferir a comunicação com amigos e familiares através de redes sociais em vez de frente a frente.

7.Sentir a necessidade de compartilhar qualquer coisa da vida diária.

8.Achar que a vida dos outros é melhor do que a sua, em função do que vê nas redes.

9.Fazer check-in para cada local ao qual vai.

Perguntas similares