• Matéria: Sociologia
  • Autor: vazaresposta123
  • Perguntado 3 anos atrás

Ajudem!!!
Texto sobre as idéias sociológicas Hebert Spencer, com no Mínimo 30 linhas.......​ Pra hoje ainda!​

Respostas

respondido por: larap5783
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Resposta:

Baseado nessa observação, Spencer deduziu um princípio para todo desenvolvimento, que é a lei da multiplicação dos efeitos, causada por uma força absoluta que não pode ser conhecida pelo entendimento humano. Tratase, para Spencer, de uma lei da natureza, uma vez que ele se recusava a levar em conta, para efeito científico, a possibilidade de forças sobrenaturais. O filósofo, herdeiro da linhagem empirista britânica e também influenciado pelo positivismo, era agnóstico e combatia a influência religiosa no ensino e na ciência. O próprio termo agnosticismo, para se referir a uma postura filosófica que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão, foi criado por um amigo e defensor de Spencer e Darwin, o naturalista Thomas Huxley (1825-1895).

De acordo com Spencer, o processo de desenvolvimento segue a mesma lei em todos os campos, da formação do universo à transformação das espécies. Seu entendimento inicial da evolução biológica se baseava na concepção errônea de que as sucessivas gerações de uma mesma espécie herdam das anteriores as características adquiridas do ambiente. Essa era a teoria do naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), derrubada por Darwin. Ele mostrou que o mecanismo da evolução é a seleção natural, pela qual sobrevivem as variedades animais e vegetais mais adaptáveis às condições ambientais. Tão logo conheceu as conclusões de Darwin, Spencer reformulou sua teoria

Explicação:

espero ter ajudado!

respondido por: TamiresM891
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Resposta:

1 – Imortalidade da alma

Sócrates racionalmente, observando os acontecimentos ao seu redor e a forma humana de conhecer e de imaginar, concluiu que é ilógico que a alma humana seja finita.

Ele defendeu que mesmo quando o corpo de alguém morre, sua alma não pode morrer. Para concluir isso ele analisou o intelecto humano e notou que certos pensamentos só são possíveis se a alma não morrer, são chamados pensamentos universais.

A alma é a razão humana, o seu EU consciente. Foi sócrates quem disse que o ser humano é um animal racional e um animal político.

Ele iniciou o período antropológico da filosofia.

2 – Sócrates e o problema dos sofistas

Nosso filósofo ambulante detestava os sofistas. Eles eram os professores particulares da Grécia Antiga. Por cobrarem para ensinar, Sócrates os repudiava, afinal ele não cobrava e vivia de doações.

Outro problema era que muitos dos sofistas ensinavam não a verdade, mas formas de se falar para defender qualquer opinião, mesmo as mentirosas. Eles tinham discursos para tudo e isso desagradava Sócrates que era comprometido com a verdade.

Segundo ele, o conhecimento é que ilumina a vida mostrando o que é bom, justo e certo.

3 – A virtude vale mais do que o dinheiro

O ser humano deve perseverar na integridade em primeiro lugar, já que a pior coisa que pode acontecer é uma alma se corromper. Com certeza esta é uma das principais ideias de Sócrates, afinal ele preferiu morrer para não se desonrar. Como ele sabia que defendia a verdade, morreu defendendo-a.

Como ele defendia a existência da alma imortal, sabia que as virtudes da alma eram mais importantes que o conforto do corpo, que é alcançado com o dinheiro. Ora, tudo isso passa, mas não a verdade, a honradez, as virtudes, o amor, a alma, etc.

Além disso, ele defendia que ninguém comete um erro conscientemente. Para Sócrates, se alguém sabe que está errado, não age mal. Segundo ele as más ações são práticas de quem ignora o que é o bem.

4 – Democracia e filósofo rei

Essa ideia de Sócrates, Platão adotou muito bem. Mestre e discípulo defendiam que o filósofo, por ser comprometido com a verdade e ver as coisas com sabedoria, é o mais indicado para governar.

Ainda assim, defendeu a democracia e o direito de cada cidadão grego que fosse virtuoso, de participar das decisões públicas. Ele contrariou o entendimento de que a democracia era somente para os bem nascidos.

5 – Ética do senso comum

Neste caso Sócrates defendia que o homem comum é capaz de perceber na própria consciência como agir de forma correta. Ele defendeu em sua filosofia que:

É preferível sofrer injustiça do que cometê-la;

Jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal;

As virtudes constituem a unidade;

A virtude é um conhecimento.

Para ele, não adianta saber muita coisa e ser desonesto. A vida intelectual está intimamente ligada à honestidade, à vida virtuosa.

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