Na prática pedagógica na educação infantil é comum observarmos dois tipos de professores: aquele que inspira autoridade e aquele cujo perfil é autoritário. Com base no exposto, analise a situação a seguir: A professora Júlia atua com crianças de 5 anos de idade. Ao passear com os alunos pela escola, seu aluno João Pedro não respeita as regras e sempre sai correndo na sua frente, derrubando os demais colegas e objetos da escola. A professora Júlia, com um grito, reage dizendo para João Pedro: "Se você fizer isso novamente, vai para a sala da coordenadora!". Em resposta, João Pedro sempre lhe dá de ombros e continua com seu comportamento, mesmo quando é advertido. Elaborado pela professora, 2021. A partir do exposto, avalie as alternativas e assinale a que indica corretamente qual tipo de professor(a) a postura da professora Júlia se enq as regras e sempre sai correndo na sua frente, derrubando os demais colegas e objetos da escola. A professora Júlia, com um grito, reage dizendo para João Pedro: "Se você fizer isso novamente, vai para a sala da coordenadora!". Em resposta, João Pedro sempre lhe dá de ombros e continua com seu comportamento, mesmo quando é advertido. Elaborado pela professora, 2021. A partir do exposto, avalie as alternativas e assinale a que indica corretamente qual tipo de professor(a) a postura da professora Júlia se enq
Respostas
Resposta:
Alternativa IV - posicionamento de autoritarismo
Explicação:
Página 141 do livro - professor faz ameaças e se posiciona com gritos
A professora Júlia se enquadra no tipo 2 de professor, aquele cujo perfil é autoritário. Sabe-se que a situação é extremamente incômoda, com uma criança desobediente que não acata ordens, porém a professora apenas insiste no esquema punitivo que não está dando os melhores resultados tanto para a turma quanto para o aluno.
A prática pedagógica na educação infantil
Além do profissional com perfil autoritário, existe aquele que educa com o exemplo, não é adequado gritar com uma criança pequena, sendo que existem outras opções com que vão gerar um resultado melhor.
Uma conversa com o aluno e seus pais seria uma boa escolha, além de fazer com que todos entendam a melhor forma de se comportar baseado no bom exemplo, na forma de tratamento interpessoal, e na proposição de novas soluções.
Para entender mais sobre Educação, veja: https://brainly.com.br/tarefa/158157
#SPJ2