Todos os tecidos e órgãos do organismo se originam da combinação dos folhetos embrionários formados na gastrulação e a origem de tecidos tão diferentes e órgãos com variadas formas, tamanhos e funções só é possível devido a atuação conjunta dos processos de diferenciação, padronização e morfogênese.
HYTELL, P et al. Essencials of Domestic Animals Embryology. Saunders Elsevier. 2010.
Considere os conceitos básicos de diferenciação, padronização e morfogênese, bem como a sua integração no desenvolvimento embrionário e avalie as seguintes afirmações:
I. A especificação celular é uma fase irreversível do processo de diferenciação e após passar por ele, o destino da célula já está traçado.
II. Todo o processo de diferenciação celular é regulado pela expressão gênica diferencial e controlado em vários níveis, incluindo a transcrição gênica diferencial, o processamento seletivo de RNA nuclear, a tradução seletiva de RNA mensageiro e a modificação proteica diferencial.
III. A padronização envolve a organização de células embrionárias em tecidos e órgãos e todos os embriões mamíferos seguem o plano básico de desenvolvimento corpóreo nos eixos craniocaudal, dorsoventral e próximo-distal.
IV. O desenvolvimento craniocaudal se inicia durante o processo de blastulação com o posicionamento da massa interna celular no polo.
V. A morfogênese é a fase do desenvolvimento embrionário em que tecidos e órgãos adquirem sua forma específica.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, III e V, apenas.
b.
II, III, IV e V apenas.
c.
IV e V apenas.
d.
I e II, apenas. --> Incorreto
e.
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
II, III e V, apenas.
Explicação:
corrigido pelo AVA
respondido por:
0
Resposta:
II, III e V, apenas.
Explicação:
correto
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás