Mikhail Bakhtin (1895-1975) é uma referência para os estudos da linguagem. De acordo com o pesquisador, todo indivíduo possui um repertório infindável de gêneros e é por meio deles que o homem se comunica, fala e escreve. Bakhtin (1997, p. 279) defende que os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente – ou seja, as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria E. G. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins fontes, 1997.
Com base no exposto e no conhecimento adquirido ao longo das discussões elaboradas no curso da disciplina, analise as assertivas que seguem:
I. Os gêneros textuais tratam-se de uma abordagem que pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem de línguas, sejam elas estrangeiras ou não;
II. Os gêneros textuais poderão ser nomeados, também, como gêneros discursivos, a depender da abordagem teórica a que se respalda;
III. Para Bakhtin, será por meio da língua – seja ela oral ou escrita – que diferentes tipos de enunciado serão formados, produzindo, portanto, diferentes gêneros discursivos;
IV. Segundo a teoria bakhtiniana toda língua deve ser estudada dentro de situações genuínas de uso. Sendo assim, os gêneros discursivos podem ser apropriados e trazidos para o contexto da sala de aula, sendo utilizados como instrumentos riquíssimos para o ensino da língua alvo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta: Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Explicação:
I. Os gêneros textuais tratam-se de uma abordagem que pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem de línguas, sejam elas estrangeiras ou não; ERRADA (pag 79 " A teoria dos gêneros textuais NÃO é uma abordagem de ensino, mas um instrumento, bastante eficiente, que pode ser utilizado tanto no processo de ensino e aprendizagem da língua materna quanto no de uma língua estrangeira.")
II. Os gêneros textuais poderão ser nomeados, também, como gêneros discursivos, a depender da abordagem teórica a que se respalda; CERTA (Pag 80).
III. Para Bakhtin, será por meio da língua – seja ela oral ou escrita – que diferentes tipos de enunciado serão formados, produzindo, portanto, diferentes gêneros discursivos; CERTA (pag 81, "A partir dessas características propostas por Bakthin (1997), é possível ter uma ideia de como os gêneros são abundantes em nossa sociedade, pois todas as nossas relações sociais estão vinculadas a um tipo de gênero (oral ou escrito), e suas escolhas são determinadas por fatores diversos, influenciados socialmente e historicamente.)
IV. Segundo a teoria bakhtiniana toda língua deve ser estudada dentro de situações genuínas de uso. Sendo assim, os gêneros discursivos podem ser apropriados e trazidos para o contexto da sala de aula, sendo utilizados como instrumentos riquíssimos para o ensino da língua alvo. CERTA (pag 81, "Se pensarmos da mesma forma que o grupo de Bakhtin, para quem
a língua deve ser estudada em situações sociais,")
Resposta:
II, III e IV
Explicação: