• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pliciakatiana
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao analisarmos a moral sob o ponto de vista da teoria Psicanalítica, Freud pontua o quanto esta temática carrega em si um conflito. Por um lado, deve obedecer às regras impostas, às quais o indivíduo deve se submeter para viver em sociedade. Por outro, pode relutar em seguir o padrão, a norma, perde a liberdade e precisa abrir mão, muitas vezes, de seus desejos mais profundos. Daí a dificuldade em manter um padrão moral o tempo todo, não há como garantir que, em algum momento, estes impulsos mais primitivos passem a dirigir as ações do homem. Freud apresenta o aparelho psíquico, em que estas forças estão, continuamente, se relacionando.

BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. UniCesumar: 2021.

Com base no excerto acima, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Considerando o aparelho psíquico de Freud o Superego está relacionado à construção moral.

Alternativa 2:
Considerando o aparelho psíquico de Freud o Id, é o conteúdo mais inconsciente, por isso os desejos não são primitivos.

Alternativa 3:
O Superego se relaciona à lei do pai e à lei social e sempre impede que os desejos primitivos e inconscientes venham à tona.
Alternativa 4:
Id, Ego e Superego fazem parte do aparelho psíquico apresentado por Freud na teoria psicanalítica e os três são conteúdos inteiramente inconscientes.

Alternativa 5:
Na psicanálise, a ação moral é compreendida como um jogo de forças afetivas, com origem nos desejos e nas pulsões infantis, relacionados aos pais (Complexo de Supergo).

Respostas

respondido por: luizalves6490
6

Resposta:

alternativa 3

Explicação:

pag. 108


marigabrielaalves: Na verdade é a alternativa 5 e não a 3 já que a pergunta está se referindo a moral e as suas forças.
Anônimo: Alternativa 1!
Anônimo: a 3 nao é VDD pelo fato de ''O Superego se relaciona à lei do pai e à lei social e NEM SEMPRE) impede que os desejos primitivos e inconscientes venham à tona.
Anônimo: A 5 TBM NAO...pelo fato de; Na psicanálise, origem dos desejos e das pulsões infantis, relacionados
aos pais serem (Complexo de Édipo) e nao (Complexo de Supergo).
Anônimo: E se relacionarmos o excerto,logo veremos que se relaciona ao Superego, relacionado à construção moral, à lei do pai e à lei social,
Anônimo: sendo a alternativa 1
morganacanaa2019: A resposta correta é a alternativa 5.
morganacanaa2019: Ops... Erro de digitação... Acredito que a Alternativa 1 é a correta, pois na alternativa 3 a palavra SEMPRE do enunciado tem significado completamente diferente da explicação do livro (pág. 108), que destaca NA MAIORIA DAS VEZES.
daianecfavero: A resposta correta é a 1, pois Na pg 108 evidência ( na maioria das vezes) não SEMPRE.
suyanneg1989: Resposta 1 ( pag 108) Correta
a resposta 3 o certo seria se fosse quase sempre na questão está sempre
(Está errada)
respondido por: Leticia140778
1

Em relação à teoria de Freud a alternativa 5 está correta, pois os aspectos da personalidade destacados pelo autor corresponde ao Id, o ego e o superego. O id está relacionado aos instintos, o ego procura controlar os mesmos e o superego entra com a carga moral e de valores.

A ação moral na teoria de Freud

Os indivíduos nascem e exteriorizam seus instintos, sendo que esses vão sendo moldados com o passar do tempo, através dos valores e crenças relacionadas aos pais e a todo o meio que o indivíduo cresce.

A moral não pode ser desconectada da sociedade, assim como também não pode deixar que a sociedade a direcione. A consciência moral é algo que vai se construindo e acaba por influenciar ações e escolhas.

Saiba mais sobre a teoria de Freud em: https://brainly.com.br/tarefa/51819960

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares