Uma bola de beisebol de massa de 700g cai de uma altura de 10,0m a partir do repouso e depois de bater no chão ele eleva-se verticalmente até a altura máxima de 6,0m. podemos afirmar que a energia mecânica da bola: escolha uma: a. é constante. durante todo o movimento a energia mecânica da bola é de 41,2j. b. não é constante. durante o movimento da bola, houve ganho de 27,4j de energia mecânica. c. é constante. durante todo o movimento a energia mecânica da bola é de 68,6j. d. não é constante. durante o movimento da bola, houve perda de 41,2j de energia mecânica. e. não é constante. durante o movimento da bola, houve perda de 27,4j de energia mecânica.
Respostas
Resposta:
e) Não é constante. Durante o movimento da bola, houve perda de 27,4J de energia mecânica.
Explicação:
Para o instante inicial, onde a bola se encontra em repouso, a 10 metros em relação ao solo, a energia mecânica total é a soma da energia potencial e cinética, que é:
Instante inicial ⇒
---------------------------------------------------------------------------------------
Com este resultado, já podemos eliminar a alternativa a, uma vez que para este instante, a energia mecânica é diferente de 41,2J.
A bola atinge o solo com 68,67J de energia, eleva-se verticalmente até 6 metros a partir do solo. Porém, a bola irá transformar uma parcela em outras formas de energia.
Com esta observação, já podemos eliminar a alternativa b, pois não houve ganho de energia mecânica. E se a bola dissipa energia no impacto, então ela não será constante, será diferente de 68,67J, então podemos eliminar também a alternativa c.
Agora para o instante de tempo final, temos:
Instante final ⇒
Com isso percebe-se que houve uma perda de energia mecânica, pois a energia final < energia inicial. Logo, não é constante, pois teve variação.
A bola perdeu 27,47J de energia mecânica, portanto, a alternativa e é a correta.
Resposta:
Resposta
Não é constante. Durante o momento da bola, houver perda de 27,4 j de energia mecânica.