Na primeira parte do ensaio, argumenta-se que as linhas cartográficas “abissais” que demarcavam o Velho e o Novo Mundo na era colonial subsistem estruturalmente no pensamento moderno ocidental e permanecem constitutivas das relações políticas e culturais excludentes mantidas no sistema mundial contemporâneo. A injustiça social global estaria, portanto, estritamente associada à injustiça cognitiva global, de modo que a luta por uma justiça social global requer a construção de um pensamento “pós-abissal”, cujos princípios são apresentados na segunda parte do ensaio como premissas programáticas de uma “ecologia de saberes”.
Fonte: Boaventura de Sousa Santos, Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes
Em conformidade com o texto de Boaventura de Sousa Santos, para além do pensamento abissal, assinale a alternativa CORRETA que esteja em sintonia com a epistemologia do Sul:
a.
O pensamento que deve prevalecer é o conhecimento científico, do hemisfério norte, na medida em que a hegemonia mantém a autonomia da justiça social.
b.
O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
c.
Apenas o saber científico proporciona a diversidade de conhecimento e cultura, uma vez que repassa dados necessários para ajudar os movimentos sociais no campo histórico para compreender a violência.
d.
O Fórum Social Mundial tem sido a expressão mais cabal da globalização a favor da hegemonia do conhecimento científico e do cosmopolitismo subalterno.
e.
A monocultura da ciência moderna deve sempre prevalecer contra uma “ecologia de saberes”, na medida em que é necessário combater a pluralidade de conhecimentos heterogêneos.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
b.
O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
Explicação:
O pensamento abissal entende que vários saberes são úteis, não somente o cientifico, mas também o popular.
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa B- O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
Explicação:
Está correta!! O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás