Para os gregos antigos a matéria é eterna, não criada, e Platão atribui a um Demiurgo, princípio divino que organiza a matéria preexistente, a função de pôr ordem no caos inicial. Em algumas passagens, esse princípio é associado à ideia do bem e, como tal, é o fim último para onde tendem todas as coisas, na busca da perfeição. Para transformar o caos em cosmo, o Demiurgo contempla os modelos do mundo das ideias para criar as coisas múltiplas no Mundo sensível. Isso significa que, para Platão, o mundo sensível é cópia do mundo inteligível (ideias). Baseado nesse contexto comente por que hoje é importante estudar Platão?
a) para podermos apena ficar derivando nas teorias dele, sem relação direta como nosso mundo, visto que seu pensamento está morto desde então.
b) O objetivo de Platão sempre foi influenciar as religiões e dar aos homens uma visão religiosa de mundo hierarquizado, por isso mesmo o cristianismo nascente se vale de sua teoria para fundamentar a nossa visão de mundo separado e dual até hoje.
c) A relevância de Platão está em ter apresentado uma importante relação entre sensível e inteligível baseado em uma hierarquia onde o inteligível é o mundo perfeito e o motivo do mundo sensível que é uma prisão e um motivo de engano. As primeiras comunidades cristãs usaram essa estrutura de pensamento platônica para dar sentido a sua fé
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás