“O futebol nas aulas de educação física não poderá limitar-se a reproduzir movimentos (sequências pedagógicas) ou vivenciar uma infinidade de “joguinhos” desprovidos de um contexto e de um ambiente facilitador capaz de provar nos alunos a apropriação do conhecimento à medida que são capazes de ressignificar, deixando seu próprio contributo” (REVERDITO, 2008).
REVERDITO, R. S. O ensino do futebol nas aulas de educação física. Universidade do Futebol, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
Tomando como referência o texto supracitado e considerando o papel dos docentes no âmbito escolar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Ensinar futebol precisa priorizar o aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser.
Alternativa 2:
O ensino do futebol para além das competências táticas e técnicas, reforça o estigma de que saber jogar futebol é uma questão única e exclusivamente de detentores do dom.
Alternativa 3:
Se considerássemos apenas o "deixar jogar", os alunos aprenderiam muito mais fora das aulas, por causa do tempo disponível e as diversas possibilidades de experiências de corpo inteiro que têm ao brincarem nas ruas, subir em muros, escalar árvores, etc.
Alternativa 4:
Não existe a necessidade de mudanças no formato atual de formação de crianças e jovens (atletas ou não) em nosso país. Chegar aos 20 anos apenas sabendo jogar bola é um indicador de sucesso pessoal e profissional.
Alternativa 5:
A Educação Física escolar possui como principal finalidade formar indivíduos com alto grau de eficiência técnica e com um comportamento tático refinado, para ser referência no esporte.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3 - Alternativa 3:
Se considerássemos apenas o "deixar jogar", os alunos aprenderiam muito mais fora das aulas, por causa do tempo disponível e as diversas possibilidades de experiências de corpo inteiro que têm ao brincarem nas ruas, subir em muros, escalar árvores, etc.
Explicação:
Texto exposto na página 65( quadrado saiba mais).
Página 65 do livro
[...] Entendemos que nas aulas de educação física não basta deixar jogar. Até porque, se fôssemos considerar apenas deixar jogar, os alunos aprenderiam muito mais fora das nossas aulas, frente o tempo disponível e as diversas possibilidades de experiências de corpo inteiro que têm ao brincarem nas ruas, subir em muros, escalar árvores. E também, temos de reconhecer que muito dos nossos alunos já chegam à escola sabendo jogar futebol.
Fonte: Reverdito (2008).
Sobre a prática do futebol nas aulas de educação física temos que a alternativa correta é a alternativa III. O desenvolvimento de aulas bem estruturadas é fundamental para que os alunos possam aprender não apenas os valores técnicos, entendendo como funciona a dinâmica do esporte e quais são seus fundamentos, mas também para que possam aprender sobre valores humanos ligados ao esporte como por exemplo o uso do fair play.
A prática do futebol nas aulas de educação física é muito comum de modo que através desse tipo de estudo conseguimos aprender bastante sobre como devem ser elaboradas e ministradas as aulas em um contexto escolar.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/15544858
ESPORTE COLETIVOS- FUTSAL E FUTEBOL ED.FISICA
----------------------------------------
WATTS 67999259543
➡️ SÓ EMBRULHAR E MANDAR