Respostas
Resposta:
O esporte escolar ainda é restrito a crianças e adolescentes, pois muitas vezes é caracterizado como esporte de rendimento. Esta é uma realidade que distancia a prática do esporte da perspectiva educacional, gerando exclusão nas práticas escolares e desigualdade de oportunidades. De acordo com Gomes (2003) “as crianças e adolescentes guardam suas experiências de exclusões e preconceitos vividas na escola, envolvendo suas valências físico-motoras, psicossociais e emocionais; tais como características do corpo e outras”. O esporte educacional na escola deve buscar a inclusão e a participação de todos para que haja um processo de desenvolvimento múltiplo.
Assim, o esporte e o handebol na escola devem servir para a formação do indivíduo como um todo, tratando aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, afetivos, sociais, críticos, o tornando um cidadão pensante e atuante sobre a sociedade e a cultura a qual está vinculado. Bracht (1992), apud Antunes (2005) entende que o esporte na escola só tem sentido quando entendido como atividade escolar e integrado ao projeto pedagógico desta escola..
Dessa forma, o handebol passa a ser uma ferramenta para que o aluno tenha dentro da sua prática vivências e experiências que proporcionem a ele um aprendizado múltiplo.
O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do handebol na vida escolar de acadêmicos em Educação Física.