"À primeira vista, a 'lei dos três estados' apresenta-se como uma teoria do conhecimento; considerando-a de mais perto, revela-se também como uma filosofia da história. Com efeito, ao passo que Hegel encara a marcha do Espírito segundo os três tempos da dialética, Comte imagina a progressão do espírito humano por etapa, segundo o ritmo igualmente ternário, mas diferente na sua essência dos três estados." BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Lisboa: Europa-América,1990. p. 53. A "lei dos três estados" refere-se à maneira que o Positivismo explicava as etapas pelas quais as sociedades humanas passavam no tempo. Tal concepção foi influenciada por qual outra corrente filosófica ou histórica?
Respostas
Resposta:
A "Lei dos três estados" , formulada por Auguste Comte, é considerada como a lei fundamental de sua teoria e rege o modo de pensar da humanidade . Ela caracteriza-se por concepções da história humana e indica que elas passam por três fases: teológica, metafísica e positiva: ( COMTE, 1825, pp. 125-126).
A corrente filosófica que influenciou as explicações do Positivismo sobre as etapas da sociedade humana foi o Iluminismo .
Explicação:
Iluminismo foi um movimento intelectual , filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o Antigo Regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Acredito ter ajudado!
Resposta:
Iluminismo.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
O Iluminismo, a partir da influência das Ciências Naturais, concebia Leis Gerais no decorrer da passagem do tempo nas sociedades humanas. Tanto o Historicismo – o Historik, como era conhecida a vertente alemã – quanto o Romantismo destacavam a singularidade no fato, no desenrolar do processo histórico e a importância do indivíduo nesse processo.