Na parada cardíaca, ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para os tecidos e, portanto, a oferta de oxigênio não atende às demandas metabólicas das células. Como um meio de resistir à queda da oferta de oxigênio, as células utilizam a fermentação para manter a produção de energia em situação anaeróbica. Com a fermentação, há produção de grande quantidade de lactato que, alcança a circulação sanguínea, alterando o pH do sangue, apesar da ação do íon bicarbonato. Além disso, há aumento da pressão de gás carbônico no sangue (hipercapnia).
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A alcalose metabólica, decorrente da parada cardíaca, é resultado da redução da quantidade de íon bicarbonato, um ácido que é neutralizado pelo excesso de lactato.
b.
Com a hipercapnia, o organismo tenta compensar a acidemia, pois o CO2 age como um sistema-tampão que neutraliza o excesso de lactato.
c.
Na parada cardíaca, ocorre a acidose metabólica devido à redução do nível plasmático de íon bicarbonato, consumido pelo excesso de lactato.
d.
O íon bicarbonato age como um ácido fraco no sistema-tampão, liberando prótons para reduzir o pH do sangue.
e.
Lactato é uma base e, por isso, é um receptor de prótons presentes no plasma. A consequência é o aumento do pH do sangue (alcalemia).
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A parada cardiorrespiratória é a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da suspensão súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. Depois de uma parada cardiorrespiratória, a pessoa perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos em razão da parada de circulação sanguínea cerebral.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás