A constante evolução da tecnologia faz com que os softwares demandem frequentes atualizações. Em determinadas situações, as empresas precisam implantar novos sistemas para melhorar a execução de seus processos internos, pois os mais antigos não suportam as demandas organizacionais modernas, como acesso remoto e utilização de dispositivos móveis. A própria legislação cria demandas de mudanças em sistemas, pois as empresas precisam se adequar às normas vigentes nos locais onde atuam. Nesse contexto, é importante que os projetos para implantação de sistemas de informação nas empresas se preocupem com os fatores humanos envolvidos. Em praticamente todas as atividades de um projeto desse tipo, existe o envolvimento de pessoas, sejam elas funcionárias da organização ou participantes externas, como consultores e fornecedores. Diversos especialistas reforçam que o engajamento dessas pessoas está diretamente relacionado ao sucesso da implantação do sistema. Considere que você é o diretor de tecnologia da informação (TI) de uma empresa brasileira de grande porte que atua no setor de supermercados e possui filiais em diversas cidades da região Nordeste. Sua atuação é baseada no uso intenso de tecnologias para facilitar as compras dos clientes e a atuação de seus funcionários. O software utilizado para gestão de todas as unidades da empresa foi desenvolvido no ano 2001 e não atende mais as demandas de informação dos gestores. Por esse motivo, a direção da empresa solicitou ao departamento de TI que elaborasse um planejamento para implantação de um novo sistema de gestão empresarial. Nessa solicitação, a direção enfatizou que o planejamento deve conter ações específicas para trabalhar os recursos humanos envolvidos com o projeto, de maneira a evitar possíveis resistências ou insatisfações relacionadas ao uso do novo sistema. Diante dessa situação, você precisa explicar à direção três aspectos: 1. Em qual fase do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas a empresa está. 2. Quais fatores devem ser considerados como critéri
Respostas
Resposta:
1. A empresa encontra-se na fase de processos de projeto, para atender as solicitações propostas. Além desta fase, para seu devido êxito, existirão outras fases e etapas a seguir, como: modelagem, simulação, execução, monitoramento e a consequente melhoria.
2. Para avaliação do Hardware, os fatores a serem considerados, são: Desempenho; Custo; Confiabilidade; Compatibilidade tecnológica; Conectividade; Estabilidade e Serviços de apoio.
3. Para avaliação do Software, os fatores a serem considerados, são: Qualidade; Eficiência; Flexibilidade; Segurança; Conectividade; Manutenção e Documentação.
Explicação:
Pesquisa no próprio conteúdo da matéria.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Com base na representação do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, conforme O´Brien & Marakas (2012), o aluno deve ser capaz de explicar as fases de: investigação de sistemas, análise de sistemas, projeto de sistemas, implementação de sistemas e manutenção de sistemas, em qual a empresa se encontra e quais as expectativas em relação à troca de sistemas. Da mesma forma, o aluno deve saber apontar os fatores que devem ser utilizados como critérios para a avaliação de hardware e software, de acordo com a demanda proporcionada pela direção.
Explicação: