A quebra do imobilismo político e social, espelhado na conduta revolucionária imposta por Mao Tsé-Tung durante todo o seu governo, buscava em última instância evitar a solidificação e a imobilização de uma nova estrutura de classes. Para que uma nação consiga avançar rumo à industrialização é necessário que reformas estruturais sejam realizadas, reformas estas que demandam uma alteração importante nos mecanismos de incentivo para acumulação, muitas vezes inviabilizada pelo imobilismo. A quebra do imobilismo na era Mao Tsé-Tung de certa forma garantiu a criação de uma sociedade mais igualitária, bem como um constante movimento rumo à industrialização. Este fator foi fundamental para viabilizar as mudanças sociais e econômicas – necessárias à criação e ao fortalecimento da indústria de pesada –, bem como a incorporação do Estado nas diversas estruturas sociais e produtivas existentes. A existência dessa indústria pesada foi importante para viabilizar o processo de industrialização acelerado pós-1978.
Qual é a alternativa que melhor combina características do regime introduzido por Tsé-Tung?
A Abertura comercial a países do bloco capitalista, ao mesmo tempo em que fortalecia a identidade nacional.
B Investimentos em saúde e educação, junto de redução da tendência militarista.
C Repressão às guerrilhas e proteção das propriedades rurais contra invasões.
D Elevados investimentos em políticas sociais e reforma agrária.
E Militarismo e proteção da propriedade privada.
bmenezes088:
conseguiu?
Respostas
respondido por:
3
Mao Tsé-Tung defendia uma visão considerada revolucionária do sistema político comunista. Isso porque nesse viés, todos os setores de uma sociedade deveriam atender a tal ideal.
Dentre as suas principais medidas, cita-se a Ditadura do Pensamento Único - um ato extremamente repressivo, que atacava aqueles que pensavam de forma distinta do Governo. Nesse sentido, deve-se assinalar como correto a letra e.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás