A biossegurança é compreendida como meios utilizados com a finalidade de prevenir, controlar e eliminar riscos advindos da atividade do profissional do bem-estar, que possam intervir na vida e qualidade da saúde do homem e do meio ambiente. Partindo desse ponto, ela é essencial para prevenir os impactos que as tecnologias podem gerar à saúde. Essas preocupações são importantes, pois, nesses ambientes, existem agentes capazes de transmitir moléstias aos seres humanos. AMARO, Mylene Manfrinato dos Reis. Bioética e responsabilidade civil. Maringá-PR: Unicesumar, 2020. A respeito de citações, onde pode haver possíveis transmissões de doenças para os profissionais da área de saúde e bem-estar, assinale a alternativa que corresponde aos exemplos de agentes etiológicos relacionados a esse contexto: Alternativas
Respostas
A alternativa correta é a alternativa 4.
A biossegurança visa prevenir, mitigar ou eliminar os riscos inerentes à pesquisa, produção, educação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de saúde humana e animal, proteção ambiental e qualidade dos resultados, é um conjunto de ações realizadas para cumprir tal objetivo com maestria.
Alguns microrganismos podem ser prejudiciais a saúde humana e são possíveis transmissores de doenças que atrapalham o bem-estar de profissionais da área da saúde por exemplo. Nesse caso, podemos citar as bactérias, fungos, vírus, parasitas e protozoários. Lembrando que não são todas as espécies desses organismos prejudiciais a saúde.
Resposta: Alternativa 4.
Os vírus, fungos, bactérias, parasitas e protozoários são os maiores responsáveis por transmitir moléstias aos seres humanos.
Explicação: BEM ESTAR - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - Página 43