A Europa é berço da democracia grega, do direito romano, do renascimento, do capitalismo, das revoluções industriais e francesa e também do socialismo. Também foi palco de conflitos como as guerras mundiais, berço do surgimento dos primeiros blocos econômicos e de grandes mudanças nas fronteiras de seus estados. A hegemonia europeia no mundo começou com a expansão marítimo comercial no século XV. Ao incorporar como colônias parte da África, Ásia e América, a Europa ampliou seu horizonte comercial, acumulou capital explorando os recursos e o comércio, o que possibilitou o desenvolvimento da Revolução Industrial e a partir deste implantasse o neocolonialismo principalmente na África e Ásia. Nessa perspectiva, é correto afirmar: Minha Figura A) A diversidade natural e mineral da Europa no século XV possibilitou o enriquecimento dos novos burgueses. Sem a necessidade de novas rotas comerciais. B) Portugal e Espanha foram os pioneiros nas grandes navegações ultramarinas. Transformando-se em grandes impérios comerciais e nos pioneiros da Revolução Industrial, através das riquezas retiradas nas c C) Todas as ex-colônias americanas, ainda carregam em sua cultura os hábitos, línguas, religiões e marcas sociais dos seus colonizadores. Com a manutenção do tráfico negreiro e do julgo imperialista. D) A burguesia comercial que nasceu após o final da Idade Média na Europa, financiou a busca por nova rotas comerciais. E) A interação entre colônia e metrópole era harmônica e solidária, com as colônias fornecendo matéria prima e as metrópoles retribuindo com serviços sociais e mercadorias
Respostas
A alternativa correta da questão é:
D) A burguesia comercial que nasceu após o final da Idade Média na Europa, financiou a busca por nova rotas comerciais.
De fato, com o desenvolvimento comercial e formação dos Burgos ao final da idade média ocorre o nascimento de um novo estamento social, a burguesia que no decorrer dos anos ao iniciar o comércio com os povos orientais buscava novas rotas comerciais para ampliar seu mercado consumidor e aumentar seus lucros.
Realmente, com o desenvolvimento dos Burgos ao final da idade média e a ascensão da burguesia esse estamento social buscou ampliar suas redes comerciais tanto na Europa como em outros continentes. Nesse sentido observa-se cada vez mais o desenvolvimento de rotas que buscam interligar o comércio de produtos entre o Ocidente e o Oriente, sobretudo pelo grande lucro gerado desse comércio. Desta maneira, pode-se citar como exemplo o estabelecimento da rota da Seda entre o Ocidente e a China e posteriormente a ocorrência das Grandes Navegações rumo ao comércio de especiarias nas Índias.