• Matéria: Direito
  • Autor: felipesoares50pd263v
  • Perguntado 3 anos atrás

O Art. 3o do Estatuto do Idoso estabelece como obrigação “da família, da sociedade e do Poder Público assegura ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.” (artigo 3º). ​ BRASIL, Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. 3º. ed., 2. reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde, 2013.70 p. Considerando o artigo exposto acima, a garantia da prioridade não compreende: Alternativas Alternativa 1: Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Alternativa 2: Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos. Alternativa 3: Garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais. Alternativa 4: Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso. Alternativa 5: Priorização do atendimento do idoso por instituições asilares, inclusive dos que não possuam condições de manutenção da própria sobrevivência.

Respostas

respondido por: jaquersantana
4

Resposta:

A resposta que deve ser marcada é a seguinte:

Alternativa 2: Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.

Todas as demais alternativas estão corretas, uma vez que estão no âmbito de compreensão / interpretação do art.3º do Estatuto do Idoso, que tem como palavra chave "prioridade", englobando atendimento preferencial (alternativa 1); garantia de acesso à rede de serviços de saúde e assistência (alternativa 2); destinação privilegiada de recursos para atender essa prioridade (alternativa 3); e priorização do idoso em instituições asilares (alternativa 4).

Bons estudos!


souzafadriely: A questão pede para marca a alternativa que não corresponde com as prioridades, desta forma a alternativa correta é a letra E. Na lei menciona Exceto e na alternativa fala a palavra Inclusive.
Marcieta: Resposta questao E
Perguntas similares