Questão 2
Ciro Flamarion Cardoso e Ana Maria Mauad (1997) são historiadores cujas reflexões igualmente são significativas para pensarmos sobre os procedimentos de uso da fonte fílmica. Ambos observam que é importante que a respectiva utilização ocorra em sintonia com uma prática pedagógica prévia, evitando-se que o filme venha a ser usado apenas para confirmar dada versão sobre o passado.
CARDOSO. Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. IN: CARDOSO. Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Editora Campus, 1997.
Assim, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao escolher um documento fílmico, o docente deve conduzir seus alunos a assistirem os filmes com criticidade e tal cuidado deve ser ainda maior diante de filmes de cunho histórico.
PORQUE
II. É comum que essas narrativas sejam romanceadas. Nesses casos é preciso estimular os educandos para que percebam possíveis imprecisões temporais, anacronismos e militâncias.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
letra A
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação: Página 107 do livro PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA.
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