Uma empresa familiar com mais de 70 anos de existência e líder no seu segmento de atuação vem enfrentando algumas dificuldades nos últimos dois anos. O CEO, indicado pelo conselho de administração, é um dos filhos do fundador. Além disso, três dos sete diretores, indicados pelo CEO e autorizados pelo conselho de administração, são da família.

Há algum tempo, já é possível observar que sua fatia do mercado vem caindo. Produtos substitutos estão surgindo, e a empresa apresentou prejuízos nos últimos três trimestres. No entanto, ainda não foram tomadas ações contundentes, como a redução do quadro e o reposicionamento estratégico.

O CEO tem 72 anos e, com base nos fracos resultados dos dois últimos anos, ele próprio sinalizou a disposição a deixar o cargo.

Você foi contratado para avaliar esse contexto, principalmente a atuação do conselho. Reflita sobre os seguintes pontos:

(1) Comente como você classifica a atuação do conselho;
(2) Cite possíveis problemas que poderiam ter sido evitados caso as diretrizes e responsabilidades das práticas de governança fossem seguidas;
(3) Identifique as responsabilidades do conselho para os próximos passos da companhia.

Respostas

respondido por: larissabalbinot111
3

Resposta:

(1) A atuação do conselho de administração tem várias responsabilidades no caso apresentado. O contexto ilustra que o conselho não foi ativo, do contrário, já teria tomado uma ação antes da manifestação de interesse de desligamento do CEO; essa ação deveria partir do conselho e não do executivo – quando o próprio CEO manifesta interesse em se desligar, trata-se de um sinal de que o conselho tem sido omisso.

(2) Uma atuação mais presente e responsável, como preveem as práticas de governança, poderia minimizar os prejuízos e acelerar a retomada do crescimento.

(3) O conselho tem uma série de ações para o futuro do negócio. Em especial, será dele a responsabilidade de contratar e demitir o principal executivo (CEO) e validar a escolha e demissão dos executivos que a ele se reportam. O conselho também deve supervisionar os planos de sucessão para a alta direção, além de zelar para que a organização se mantenha competitiva, inovadora e atualizada.

Explicação:

Perguntas similares