Os mais diversos documentos imagéticos - fotografias, desenhos, pinturas, cartoons, charges etc - se prestam para o tratamento dos variados conteúdos que são objetos do processo de ensino e aprendizagem em História. Esse entendimento é destacado pela literatura especializada no campo historiográfico. Considerando o documento imagético como fonte a ser utilizada em sala de aula, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
"Uma imagem fala mais do que mil palavras", assim, é um documento completo, pois expressa a realidade dos fatos.
Alternativa 2:
Assim como todo documento histórico, imagens precisam ser tomadas criticamente pelos historiadores e exigem uma dose de cautela.
Alternativa 3:
Imagens, principalmente as fotografias, ao captarem momentos reais, são documentos mais fáceis e didáticos para se trabalhar em sala de aula, por isso podem ser utilizadas sem restrição.
Alternativa 4:
Apesar das imagens serem fontes históricas ricas, elas têm suas limitações, um exemplo disso, foi a incapacidade de desconstruirmos a ideia de homogeneidade indígena, já que ainda hoje o indígena não é respeitado pela sociedade brasileira.
Alternativa 5:
Ao usar fontes imagéticas como telas, o professor precisaria se debruçar em explicações a despeito dos aspectos factíveis contidos nelas, já que as mesmas trazem também as representações do próprio artista. Nesse sentido, tais documentos impõem muitas restrições e inviabilizam seu uso em sala de aula.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa B - Ela deve ser usada, mas contextualizada, afinal fotos são recortes de um todo.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás