• Matéria: Biologia
  • Autor: numeroturma22
  • Perguntado 3 anos atrás

Um homem anão, cujos pais tem tamanho normal, casou-se com uma mulher de tamanho normal. Esse casal teve uma filha anã. Qual é o caráter dominante?

Respostas

respondido por: DuuudsLD
3

O caráter dominante, é o que condiciona o não nanismo, que por tabela, o nanismo será considerada uma característica recessiva.

  • Mas como saber que o nanismo é uma característica recessiva ?

É bastante simples, vamos utilizar as informações que a questão nos deu. Ela nos disse que um homem é anão, e seus pais possuem tamanho normal, só com essa informação, nós já podemos determinar que o nanismo é recessivo, mas continuando, ele se casou com uma mulher de tamanho normal. Esse casal teve uma filha de mesmo fenótipo do pai. Dito isso, nos pergunta qual o cará ter dominante.

  • Por que só com a informação de que os pais são normais, podemos determinar que o não nanismo é dominante ?

É de conhecimento geral, que na genética, existem características que são consideradas dominantes e outras recessivas, a principal características do caráter recessivo, é que para a característica recessiva poder se expressar, o alelo recessivo que condiciona a característica recessiva, necessariamente, deve estar na ausência do alelo dominante, que vai condicionar a característica dominante. Então para confirmar que a característica do não nanismo é dominante sobre o nanismo, nós podemos fazer uma série de cruzamentos e assim comprovar.

  • E que cruzamentos seriam esses ?

Se a característica do não nanismo fosse recessiva, isso significa que dois genitores (pai e mãe), que nessa situação hipotética seriam homozigotos recessivos (nn), não poderiam ter descendentes que não fossem normais, isso porque :

  • Fazendo o cruzamento entre 2 homozigotos recessivos :

         n        n

n       nn      nn

n       nn      nn

A partir da análise desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos genótipos são homozigotos recessivos (nn) e condicionariam uma pessoa não anã. Entretanto, esse casal teve um descendente que possui nanismo, e como comprovado pelo cruzamento acima, esse casal só poderia ter descendentes sem nanismo, sendo assim, pelo cruzamento, nós podemos afirmar que a característica recessiva é o nanismo, e a característica dominante é o não nanismo.

Bons estudos e espero ter ajudado :)


MiguelCyber: ótima resposta!!!
Perguntas similares