De acordo com Rüsen (2014), a experiência do passado, ao ser interpretada e atualizada como história, faz com que venha a existir no ser humano a formação histórica de sentido. Portanto, ao adquirir essa competência interpretativa do passado, o ser humano se torna historicamente consciente, tornando-se capaz de, a partir da experiência do passado, orientar-se e motivar-se em relação ao presente e ao futuro, resultantes do aprendizado histórico. Sabendo que a consciência histórica humana pode ser construída no seio das instituições culturais, para em seguida interpretar e elaborar o passado e, finalmente, emergir no aprendizado atualizado como história, quais são os três modos de atuação da consciência histórica humana?
A.
Escolar, acadêmico e reflexivo.
B.
Funcional, acadêmico e pragmático.
C.
Funcional, reflexivo e pragmático.
D.
Acadêmico, escolar e funcional.
E.
História, memória e funcional.
Respostas
Resposta:
LETRA C
Explicação:
De acordo com Rüsen (2014), a consciência histórica humana atua em três modos: funcional, reflexivo e pragmático. O primeiro deles diz respeito às instituições culturais nas quais os seres humanos são “construídos”; todavia, o modo reflexivo tem a ver com a elaboração interpretativa e representativa do passado, ou seja, é um posicionamento consciente perante a experiência do tempo. No modo pragmático estão as competências experienciais, orientadoras e motivadoras, contendo a competência central no processo que é a interpretativa do passado. É importante lembrar que a escola é uma dessas instituições culturais que fornecem a consciência histórica, porém é a partir do modo reflexivo que a história deixa de ser premissa e passa a ser o término da formação histórica de sentido, encaminhando, assim, ao último modo, o pragmático, que serve como diretriz ao que queremos extrair da experiência histórica com vistas ao presente e ao futuro.
Resposta:
C.
Funcional, reflexivo e pragmático.
Explicação:
De acordo com Rüsen (2014), a consciência histórica humana atua em três modos: funcional, reflexivo e pragmático. O primeiro deles diz respeito às instituições culturais nas quais os seres humanos são “construídos”; todavia, o modo reflexivo tem a ver com a elaboração interpretativa e representativa do passado, ou seja, é um posicionamento consciente perante a experiência do tempo. No modo pragmático estão as competências experienciais, orientadoras e motivadoras, contendo a competência central no processo que é a interpretativa do passado. É importante lembrar que a escola é uma dessas instituições culturais que fornecem a consciência histórica, porém é a partir do modo reflexivo que a história deixa de ser premissa e passa a ser o término da formação histórica de sentido, encaminhando, assim, ao último modo, o pragmático, que serve como diretriz ao que queremos extrair da experiência histórica com vistas ao presente e ao futuro.