Qual o significado da política centralizadora, interventora e "modernizadora", utilizada pelos governos militares durante o período de ditadura brasileira?
Respostas
Durante a segunda metade do século XX, os governos militares da ditadura brasileira alegaram em nome da defesa nacional e do repúdio a grupos terroristas de esquerda a centralização do poder político, a intervenção do Estado sobre as liberdades sociais em defesa da segurança do país e a necessidade da modernização da infraestrutura brasileira para o avanço da economia.
Durante a segunda metade do século XX, observa-se não apenas no Brasil, mas também em toda a América latina a ascensão de governos militares no governo de suas nações e cuja justificativa para tal tomada era da necessidade da defesa do país sob o risco dos ataques terroristas de grupos armados de esquerda. Nesse sentido observou-se durante a ditadura militar brasileira uma centralização política e uma intervenção do Estado sobre liberdades civis e políticas para impedir atos considerados subversivos e ações políticas que visavam melhorias na infraestrutura do Brasil para a modernização de sua economia.